Descobrir

O que visitar | What to see

Igreja de Santa Maria da Alcáçova

Foi fundada em 1154 sob a égide de Pedro Arnaldo, mestre dos Templários, sete anos depois da conquista de Santarém aos Mouros. Em 1192 era já Colegiada e nos meados do séc. XIII passa a assumir funções de Capela Real, estatuto que manteve até 1834. Na Idade Média aí se manteve uma escola, que perpetuou as suas funções até ao séc. XVIII. Os seus priores e cónegos salientaram-se no mundo da teologia, do direito, da música e das letras, alcançando muitos a notoriedade. Ao longo dos séculos esta igreja foi alvo de diversas intervenções que acabaram por ocultar a traça original, pelo que, hoje, estamos perante uma obra que, no essencial, é fruto das intervenções dos séculos XVII-XVIII. Apresenta planta em forma de cruz latina, com três naves separadas por uma dezena de colunas, encimadas por arcos de volta inteira; e cabeceira com três capelas, sendo a capela central com abóbada de caixotões e que corresponde à capela-mor. A tela do altar-mor é da autoria do pintor e escritor Cyrillo Volkmar Machado. De destacar o singelo túmulo adossado à entrada do templo, cuja tradição popular diz abrigar os corpos de um cristão e de sua apaixonada moura.

  • Horário: 10:00-12:30 | 14:00 – 17:30
  • Encerra: 2ª., 3ª. e Feriados


SANTA MARIA DE ALCÁÇOVA CHURCH

Santa Maria de Alcáçova Church was founded in 1154, seven years after the conquest of Santarém from the Moors by King Afonso Henriques. According to the plan of construction of churches then followed an East-West direction, leaving the churchyard to the west, not knowing for sure if with the current font, if leaning against North cloister. It fell to the Knights Templar, the ecclesiastical lords of Santarém, the construction of the Church of the Alcáçova, the invocation of Saint Mary, in an attempt to consecration of the territory of the fortress or citadel of Santarém. In 1192 the church was already collegiate Alcáçova, to which D. Sancho I made the distribution of income for its 20 canons. In the mid-thirteenth century begins to assume functions of the Royal Chapel, a status it retained until 1834. In the Middle Ages there remained a school that perpetuated their functions until the XVIII century. Inside also lived a community of Poor Clerics. Their priors and canons pointed up in the world of theology, law, music and lyrics, many reaching notoriety.


  • Opening Hours: 10:00 am - 12:30 am | 14:00 pm – 17:30 pm
  • Closes: Mondays, Tuesdays and Holidays