Descobrir

O que visitar | What to see

Igreja de Santo Estevão / Santuário do Santíssimo Milagre | SANTO ESTEVÃO CHURCH / SANCTUARY OF THE MOST HOLY MIRACLE

Situa-se num dos locais mais antigos do burgo escalabitano e está intimamente relacionada com a Lenda do Milagre de Santarém, ocorrido em meados do século XIII e que relata o roubo e a profanação de uma hóstia consagrada por uma residente nesta paróquia. A origem medieval desta igreja, primitivamente gótica, manifesta-se pela presença dos arcos apontados, ainda visíveis no transepto. No século XVI conheceu uma profunda campanha de alterações, tendo resultado num espaço renascentista por excelência. São de admirar os medalhões, as figuras profanas em relevo e os baixos-relevos representando os Quatro Evangelistas. Mais tarde, na primeira metade do século XVIII o templo foi objeto de uma campanha barroca, cuja incidência se fez em particular nos retábulos e no coro. A estreita ligação do edifício ao suposto Milagre de Santarém, ocorrido em 1247 ou em 1266, tem feito dele um lugar de culto e peregrinação particularmente devoto, até aos dias de hoje. O fervor místico-religioso foi partilhado por numerosos monarcas portugueses que, nas suas deslocações a Santarém, não prescindiam de uma visita ao Santíssimo Milagre.

  • Horário: 08:00-13:00 | 14:00 – 17:30
  • Encerra: Domingo


SANTO ESTEVÃO CHURCH / SANCTUARY OF THE MOST HOLY MIRACLE

Constructed in XII / XIII century, but rebuilt in the XVI century, the ancient church of St. Stephen is closely related to the legend of the Miracle of Santarém, which occurred in the mid-thirteenth century, which is the transubstantiation of the consecrated host. It is a place of remarkable Renaissance maps. Side walls, beautiful tiles of the sixteenth and seventeenth gifted the church and four paintings represent the Sacred Miracle happened in the XIII century. In the chancel, on the Altar, is the Tabernacle where the relic is kept on the Holy One, the object of worship and pilgrimage for pilgrims worldwide.


  • Opening Hours: 08:00 am - 13:00 pm | 14:00 pm – 17:30 pm
  • Closes: Sundays